editora Escala

Buscar
ok
Buscar
ok  
 
   

Expedições
 
 

No interior da onda


As ondas que arrebentam na praia ao norte da ilha havaiana de Oahu estão entre as mais belas e majestosas do mundo. Elas são um deleite para os olhos - e um desafio à inteligência. O espetáculo das vagas é um complexo ato físico com viragens muitas vezes espantosas


Fred Langer

 

 

À VONTADE EM SEU ELEMENTO
Clark Little sabe onde as ondas são especialmente magníficas. Aqui, ele capta justamente o momento em que a "língua de rebentação" se desprende da crista da onda e despenca espetacularmente. Sua câmera, que traz amarrada ao corpo, está acondicionada em um invólucro de plástico. Assim ele deixa que as vagas, de até 5m de altura, avancem sobre ele. Às vezes, elas o lançam a metros de distância, ou o enterram sob uma camada de areia e pedras. Muitos fotógrafos audaciosos brincam nas águas de Oahu. Quase todos esperam captar uma foto espetacular com um famoso surfista e depois, reproduzi-la na capa de uma revista de surf. Mas Little retrata apenas as próprias ondas em si

A PAIXÃO DE CLARK LITTLE são as ondas. Ele as cavalga há 35 anos e, desde 2007, capta sua magia e força indomável com a câmera fotográfica. "Minhas fotos de ondas devem mostrar o que apenas os surfistas enxergam", explica ele. "O profundo abismo desses monstros maravilhosos e as monumentais massas d'água que se erguem sobre o surfista".

Clark Little não vive longe do local que serve às suas observações. Ele mora no Havaí, na costa norte da ilha de Oahu. A chamada Northshore, como os surfistas dizem cheios de veneração na voz, é mundialmente famosa por suas ondas, em nenhum outro lugar do planeta elas se erguem tão alto, com tanta constância e beleza tão perfeita como nessa faixa costeira tropical, entre outubro e março.

Mas por que justamente aqui? De um lado, porque as ilhas estão localizadas no meio do Oceano Pacífico, onde o movimento das ondas se desenvolve sem ser interrompido por uma massa terrestre, as ondas atingem o litoral havaiano completamente desimpedidas. De outro, os antigos vulcões se erguem verticalmente das profundezas do mar, eles não são cercados por um alicerce terrestre, nem por águas rasas, nas quais as ondas se quebram antecipadamente, podendo perder uma parte de sua energia. Além disso, com sua constituição em forma de meia lua, a Northshore parece querer prender, literalmente, os vagalhões que chegam rolando.

 

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | Próxima >>

 





botânico Nikolai Vavilov Stálin





  ContentStuff - Sistema de Gerenciamento de Conteúdo - CMS